Por: Flávio Santos -Assecom
A Secretaria de Educação promove curso de capacitação em gestão escolar para cerca de 54 educadores da rede municipal de ensino, na escola Profº José Augusto de Araújo. Esta capacitação faz parte do processo de certificação necessária para preparação no curso de Gestão Escolar. Esta preparação terá duração de doze dias, realizada de 06 à 18 de novembro de 2023,
Trabalho ministrado pelo educador Porfº Mário Roberto Machado Torres que também é mestre em Educação, Licenciado em Pedagogia, Especialista em gestão escolar e escritor. A prova objetiva será realizada dia 23/11 com os cursistas.
O curso terá duração de 60 horas, destinado ao profissionais do magistério da rede municipal de Tarauacá. Um dos objetivo do estudo em questão é oferecer aos professores da rede municipal de educação, curso de Gestão escolar como primeira etapa do processo de certificação para provimento da função de Diretor escolar.
Entre os temas abordados estão: Compreender a Gestão escolar como forma de administração da escola por completo, sempre objetivando sua organização com vistas a promover condições efetivas para garantir a qualidade do processo de ensino aprendizagem do aluno.
As metodologias e oficinas, os educadores participantes, estão vivenciando situações inerentes às atribuições dos professores coordenadores com debates e reflexões importantes para a formação.
Para a Secretária de educação Maria Lucicléia, será uma capacitação importante para a formação do professor que deseja ingressar no cargo de gestor escolar: “Somos professores formados para atuar em sala de aula. Este tipo de capacitação é importante, pois irá ensinar este docente como se trabalhar na Gestão Escolar. Neste curso, os professores participantes têm a oportunidade de aprofundar seus saberes sobre as responsabilidades e competências do cargo de diretor escolar, de acordo com a legislação educacional vigente em nosso país”, afirma Maria Lucicléia.
De acordo com o coordenador do curso Aderlândio França, será um período de muito aprendizado. “Estamos trabalhando para preparar todo os professores que desejam entrar, e concorrer ao cargo de gestor escolar na educação do município de Tarauacá. É um processo de esforço, dedicação e muita força de vontade. Concretizou Aderlândio.
O gestor escolar precisa ter conhecimento em administração e finanças para garantir a gestão eficaz dos recursos financeiros da escola. Ele deve planejar o orçamento escolar, além de acompanhar e controlar sua execução. (MEC).
Comments