Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Educação, realizou na manhã de quarta-feira, 16, encontro com os gestores municipais a fim de avaliarem o rendimento escolar dos alunos do programa de recomposição da aprendizagem: ALFALETRAR e culminância do projeto de leitura na escola Valdina Torquato do Nascimento.
Na ocasião, foram apresentados os primeiros resultados da avaliação diagnóstica do programa ALFALETRAR nas escolas de Tarauacá. Salientando que os avanços alcançados são de responsabilidades de todos envolvidos na aprendizagem dos alunos.
A secretária, Maria Lucicléia Nery, enfatizou a importância do programa para recuperar a aprendizagem dos alunos da rede de ensino, aproveitando a presença de todos para saudar pelo dia do gestor.
“Quero saudar a todos pela passagem do dia do Gestor. Todos vocês são muito importantes para a educação. Quero parabenizar a todos envolvidos no projeto de Leitura da escola Valdina Torquato. A alegria das crianças dos funcionários caracterizados estavam contagiantes. Evento lindo e de grande valia para o desenvolvimento de hábitos de leitura”, afirmou a secretária.
Na oportunidade, foi observado a Culminância do Projeto “Mundo Encantado da Leitura”. O projeto de incentivo à leitura deve contemplar as áreas de conhecimento determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, a proposta deve trazer atividades que estimulem a reflexão, a análise crítica e o contato com diferentes tipos de linguagem, incentivando a construção do saber.
A apresentação ou a entrega do projeto foi de acordo com os gêneros correspondente ao ano série: 1° ano cantigas de roda, 2° ano conto de fadas, 3° ano literatura de cordel, 4° fábulas, 5° ano conto de assombração.
Assim, contemplando parte do currículo: formas lúdicas de incentivar a leitura, Mapa da história, História na caixa de pizza, Teatro de fantoches, Histórias em quadrinhos, Criação da trilha sonora, Jogo da memória literário, Criar um novo final e Livros personalizados.
O professor é também mediador de leitura do mundo, ao oferecer aos alunos a oportunidade de explorar a realidade circundante, seja dos colegas, da escola, do bairro, do país ou do mundo em que vive. Essa leitura não pode ser meramente redundante, mas deve destrinchar os ocultos e fazer refletir sobre o aparente. (MEC).
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